quinta-feira, 9 de junho de 2011

Refletindo no quebra-cabeça



A finalidade última de todas as ciências, filosofias e religiões é compreender o Eu, o Todo e a eterna relação do Eu com o Todo. Isso é , buscamos compreender as partes que integram o Todo e como tudo se relaciona.
Utilizamos diversas linguagens para descrever o Todo.
Iluminação seria ver a mesma essência em todas elas. Ver as coisas como elas realmente são. Perceber a realidade além da discrição.

Amar é servir e amar é dar sem nada de volta esperar.
Na natureza cada ser e cada elemento tem uma relação de servir com o outro. A vida é como uma grande teia onde tudo está conectado. 
Tudo se completa harmoniosamente. E tudo se desequilibra quando esse fluxo é interrompido.

Então se amar é servir. Se Deus é Amor e em tudo Deus está. Então podemos observar que a natureza é uma infinidade de formas servindo uma as outras por um propósito maior . A Vida do TODO! 

No sânscrito a palavra conhecimento é VIDYA(vida?) , e Ignorância é AVIDYA. Podemos então ver que onde há ignorância só existe morte, não-vida, sofrimento, ilusão e escuridão. 

Onde há conhecimento tem luz, tem alegria, liberdade, prazer  e podemos enxergar claramente as coisas. 

Agora olhem para o mundo e percebam a situação da Humanidade. Presos atrás dos muros e longe da natureza perdemos nossa identidade. Não conhecemos mais a nós mesmos, nem entendemos mais o Todo e nossa  relação. Estamos desprovidos de conhecimento(vidya) e por isso estamos sofrendo, estamos morrendo. A humanidade sofre, a humanidade morre. Fomos convencidos que somos apenas coisas que produzem coisas e consomem coisas. Nossos sonhos, vontades e desejos foram personificados em objetos. 
O mundo que deveria ser governado pelo amor agora é dominado por paixões humanas. Não queremos mais servir, buscamos apenas dominar e essa é a ilusão. Querer dominar o Todo sendo apenas uma parcela do Todo. Mas como o Todo pode caber nas mãos de suas partes?

Como o grande avatar uma vez disse ´´Conheceis a Verdade e elas vós libertará´´

Se termos conhecimento, seremos livres, pois conhecimento é vida e vida é o que todos querem. Apenas os tolos caminham alegremente em direção ao matadouro. Na ignorância nos desligamos da vida e da natureza e para sermos livres e felizes de novo precisamos restabelecer essa conexão(yoga) e religarmos o nosso Eu com a fonte original. 

Acho que estou começando a compreender...

Nenhum comentário:

Postar um comentário