segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Paradigmas




O Universo permitiu à raça humana a capacidade de pensar, raciocinar, ponderar e avaliar. Não com o objetivo de ceder poder para dominar os mais fracos ou submeter a natureza aos seus caprichos, mas para construir uma forma de vida digna. Onde todos humanos ou não, pudessem viver em harmonia.

Para que isso fosse mesmo possivel , o homem deveria encontrar um caminho que lhe permitisse estar a estas oportunidades de transformação. Um processo ou sistema de aprendizagem que o resgatasse para trazê-lo de novo a um percurso sadio de desenvolvimento.

Onde se escondia o segredo? Onde estava localizado o problema principal do homem?

Poder prever estas mudanças especiais, identificar as oportunidades e estar preparado para elas, seria uma vantagem incrivel e isto é realmente possivel. Mas, para poder prever esse tipo de mudanças especiais , iniciar qualquer processo de compreensão sobre a vida e retomar o caminho do desenvolvimento , é preciso entender o poder e influência dos PARADIGMAS!

É um fato, e uma verdade para todos , que temos regras e regulamentos em nossas vidas. Quem não as tem ? Seja uma religião, uma instituição militar ou um time de futebol, lidamos com paradigmas constantemente. E são essas regras e regulamentos que configuramos no passado que nos impedem de ver claramente a vida, o que somos, com quem nos relacionamos e de prever com sucesso o futuro, por que tentamos fazê-lo olhando apenas atráves de nossos velhos paradigmas.

No passado o homem pensava que a gasolina sereria barata e disponível em ambudância para sempre; 4 filhos é o numéro ideal, cabelo grande e brincos é coisa de mulher; mulheres devem ficar em casa; animais são meros produtos; prosperidade é possessão material, ets não existem e etc. Caramba, como estavam errados, e continuam errados e só não mudam devido a força dos paradigmas.

Os paradigmas alienam perigosamente o homem pois o faz acreditar que sua maneira de ser, viver e de perceber o mundo ao redor é a unica forma de realidade, bloqueando-o à diversidade de realidades, fazendo que ele sinta-se ameaçado e em constante conflito consigo e com os demais. A ilusão pode ser tão poderosa , que pode cegar o homem no momento que é a hora de mudar de atitude.

O medo se tornou , infelizmente para todos nós, o pior paradigma. Um paradigma que escraviza silenciosamente e entorpece os sentidos. E as vezes o nosso paradigma pode ser ´´O paradigma´´. Quer dizer, a única forma de fazer alguma coisa. Quando você se depara com uma idéia alternativa , você a rejeita de cara e isso pode levar a uma condição nociva. A isto se chama ´´ Paralisia de Paradigma´´. É a doença fatal da certeza. é facil contrair e é muito perigosa pois será dificílima de curar. Muitas pessoas e instituições que tiveram essa doença, posteriormente foram destruídas pois jamais imaginariam que poderiam estar totalmente erradas.

As pessoas que criam novos paradigmas e que propõe novos caminhos e se antecipam ao seu tempo, se diferenciam do resto e tendem a ser forasteiros. Podem ser jovens ou velhos, a idade é irrelevante. O ponto chave aqui é não fazerem parte da comunidade estabelecida de paradigmas.
 Os paradigmas existentes em nós estão e continuarão a estar encobrindo a percepção real da vida nos afastando de nossa verdadeira natureza enquanto não decidirmos ampliar a nossa mente, libertar o espirito e abrir o coração ao novo. Portanto, cuidado com a paralisia de paradigma.



Não podemos mais permanecer numa mentalidade retrógada , nem continuar a pensar que somente a ciência ou total espiritualidade são a única via de salvação ou progresso. Não somos mais o centro do Universo e nem somos os filhos preferidos de Deus. Não somos especiais nem únicos.Dentro desse enigmático panorama , concluí , verdadeiramente , que  era necessário que surgisse , no contexto humano , a possibilidade de um novo processo que indicasse a razão, o motivo real do porquê da existência do ser humano nesse terminado tempo-espaço cósmico, e , obviamente , qual deveria ser o papel universalmente histórico que tem a representar.  Pois viver 50, 60 ou até 80 anos para apenas seguir a mesma linha padrão de estudar, trabalhar, sofrer, criar filhos e morrer, acabava sendo um objetivo ignóbil e inglório para uma criatura tão maravilhosamente complexa que possui um potencial infinito guardado dentro de si.

´´Se o mundo é uma ilusão, façamos do sonho a realidade´´

Nenhum comentário:

Postar um comentário